Você gerencia sua rede de contatos?
por Thiago Turini Alves Pinto
Networking de qualidade
Segundo os consultores de um estudo americano, do instituto de análises da consultoria Delitte, a abordagem comum, que consite em conhecer muitas pessoas e recorrer a elas quando necessário, acaba criando relacionamentos baseados em interesse, em que um lado enxerga o outro com desconfiança, demonstrandoo assim uma falta de engajamento.
O que dá certo em uma rede de contatos é investir na criação de relacionamentos consistentes, baseados em confiança. Só que isso exige esforço pessoal e tempo, o que acaba eliminando a possibilidade de envolver muitas pessoas. Um estudo nos anos 90 do inglês Robin Dunbar prega que o cérebro humano é capaz de estabelecer um círculo de amizade de no máximo 150 pessoas, ensaiando em uma rede de relacionamentos eficiente a qualidade em detrimento da quantidade.
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Como? A resposta está na troca de conhecimento. O estudo cita o conhecimento que diz respeito ao aprendizando em alguma experiência que não foi expressado ainda e que aparece somente em um diálogo franco. É como explorar a sabedoria que alguém tem, mas que você e ela efetivamente não sabem. De acordo com os consultores do instituto expressar esse saber é desafiador porque exige disposição para reconhecer fraquezas pessoais e erros e é mostrando suas questões pessoais que você deixa os outros saberem quem você realmente é.
Orkut, Facebook, LinkedIn, sites de relacionamentos, são válidos? O certo, é atrair pessoas para perto de você, comunicar quais são as coisas de que gosta, nas áreas que em que se considera compentente. Isso pode ser feito em qualquer meio, se o interlocutor tiver interesse e conhecimento nos mesmos assuntos, o receio de se expor diminuirá e será superado pelo desejo de se conectar e aprender.
Para John Hagel, do Center for the Edge, esse tipo de networking exige que as pessoas mudem seus hábitos. Entre as ações citadas estão desde a criação de blogs ou a participação de discussões online até escolher viver em cidades ou bairros onde um determinado tipo de conhecimento é explorado de maneira mais intensa.
O mundo está entrando numa fase em que para ser inovador ou manter-se competitivo é importante ter acesso aos locais onde circulam as melhores informações. Se você, ainda não havia pensado nesse tipo de networking, está na hora de começar.
Fonte:
Editora Abril, Você S/A, Edição 141 - Março 2010