“Apenas Faça”

Victória para Niké

Seja como for, mais que uma simples frase, ela é a síntese da missão da Nike que desde 1971 produz tênis e hoje persiste fabricando desejos, sonhos e ideais de vitória.

O slogan “Just do it” considerado o mais forte da propaganda, passa idéia de simplicidade. Simplicidade? Manter-se no topo por tanto tempo, patrocinar mitos, liderar vendas de material esportivo no mundo, duplicar lucro trimestral de US$ 244 milhões para US$ 496 milhões em 2010. Isso é simples para você?

A idéia de criar a NIKE surgiu de um projeto de MBA de Phil Knight, um ex-atleta de corridas de média distância da universidade de Oregon, graduando no curso de gestão administrativa da universidade de Standford. Ele acreditava que, ao importar tênis que eram fabricados no Japão, utilizando mão-de-obra barata, poderia conquistar uma parcela de mercado. Por isso implica-se ainda hoje nas críticas de trabalhadores de outros países sem uma legislação trabalhista e políticas contra a exploração.

Começou então pelos tênis de atletismo. Com objetivo de introduzi-los no mercado americano, que até aquele momento era dominado por alemães. No ano seguinte a primeira remessa de 200 pares do modelo Cortez chegava na costa oeste dos Estados Unidos, em nome da empresa Blue Ribbon Sports, que Phil Knight e Bill Bowerman, seu treinador de atletismo na universidade de Oregon, haviam criado com apenas US$ 1.000. Bill prontamente modificou o modelo, incorporando ao tênis a primeira entressola completamente acolchoada, inovação radical para a época. Tornando o modelo mais vendido em 1968. Pensando sempre na performance do atleta.


O nome Nike surgiu logo depois e foi por sugestão de Jeff Johnson, ex-rival de Phil nas pistas de atletismo e primeiro funcionário da Blue Ribbon Sports, que havia sonhado com a Deusa grega da vitória, “NIKÉ”. Também é aspecto marcante da publicidade da Nike o seu logotipo. Criado em 1971 pela design Carolyn Davidson, o desenho nasceu antes da marca e foi batizado de Swoosh. Em uma pobre tradução, a palavra quer dizer “o som produzido por arremetidas repentinas de ar ou de algum líquido”. Na época ela ganhou 35 dólares pelo trabalho.

O Canadá, em 1972, foi o primeiro país a receber os produtos Nike, em 1978, o produto começou a ser difundido no mercado sul-americano e europeu. Em 1982, passou a patrocinar o time de futebol Paris Saint-Germain. Em 1994, além de produzir calçados, passou a ser uma ampla patrocinadora de atletas e eventos esportivos.

Em 2003, comprou a All Star. Em 2006 lançou o Nike+ de uma parceria com a Apple, do iPod Nano e uma linha de camisas projetadas com bolsos especiais na manga ou no tronco com as dimensoes do pequeno aparelho da Apple. Em 2007, comprou a empresa britânica UMBRO, acirrando a guerra com a concorrente Adidas. A sede mundial da Nike está situada na cidade de Beaverton, no estado de Oregon.

Nike é uma empresa modelo, se destacando em todos os aspectos do ramo em que atua. Inovações em materiais, sedes e lojas; parcerias; campanhas de sucesso e um marketing esportivo invejável. A Nike serve como um exemplo para os mais teóricos e serve de também de sucesso para a praticidade, tanto na aplicação como na qualidade de ser e investir no simples.


  • Origem: Estados Unidos
  • Fundação: 1972
  • Fundador: Phill Knight e Bill Bowerman
  • Sede mundial: Beaverton, Oregon
  • Proprietário da marca: Nike Inc.
  • Capital aberto: Sim (1980)
  • Chairman: Phill Knight
  • Presidente & CEO: Mark Parker
  • Faturamento: US$ 19.17 bilhões (2009)
  • Lucro: US$ 1.48 bilhões (2009)
  • Valor de mercado: US$ 36.2 bilhões (março/2010)
  • Valor da marca: US$ 13.179 bilhões (2009)
  • Lojas: 675 (Niketown, Nike Women e Nike Factory Outlets)
  • Fábricas: + 700 (empregando indiretamente 650 mil pessoas)
  • Presença global: 160 países
  • Maiores mercados: Estados Unidos e Japão
  • Funcionários: 34.300
  • Segmento: Vestuário esportivo
  • Principais produtos: Calçados esportivos, relógios, óculos, roupas e acessórios
  • Outros negócios: Converse All-Star, Umbro, Bauer, Hurley e Cole Haan
  • Ícones: Swoosh, Michael Jordan, Nike Air, Phill Knight.

Fonte:

http://www.nike.com/nikecourage/br/

http://www.infoescola.com/multinacionais/historia-da-nike/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Niké

http://realitypublicidade.blogspot.com/2006/01/histria-da-nike.html

http://mundodasmarcas.blogspot.com/