Até Quando?

por Thiago Turini

Fotos para o Mundo.Inspiração.


Yann Arthus-Bertrand impressiona através de seu passatempo.


Natural da França, parisiense, cercado de maravilhas turísticas, belezas modernas e desenvolvimento urbano, em 1976, ao 30 anos, deixou sua salubridade em Paris e mudou para o Quênia e foi estudar o comportamento animal.

Yann não parece ter sido uma criança com um sonho a lá Disney, não cresceu sabendo de tudo, mas teve coragem e vontade.

Diante dos leões, percebeu sua paixão pela fotografia, uma paixão qualquer, um desejo simples. Mal sabia ele que isso mudaria toda sua vida. Todas pessoas nascem com milhões de vontades, fotografia é mais uma, o que poderia ter então mudado tudo isso?

Entra o personagem principal da história: O MUNDO.

O mundo hoje está desabando. Conheces degradação? Depravação? Corrupção? É o planeta Terra, que pede socorro já faz tempo.

Sensibilidade? Yann Arthus-Bertrand, estava no lugar certo, na hora certa, com a idéia certa, com dinheiro? Acho que nem precisava do próprio, com tudo que tinha.

Em cima, em balões de ar quente, entendia o poder de uma imagem e como se comunicar usando este meio. As paisagens terrestres consumiram a atenção do fotógrafo, dos animais para o envolvimento ecológico.


Em 1991, ele fundou a Agência de Altitude, que foi a agência de imprensa mundial e primeiro banco de imagens especializados em fotografia aérea (500.000 fotos tiradas em mais de 100 países por mais de 100 fotógrafos).

Em 1994 Arthus-Bertrand iniciou um estudo aprofundado sobre o estado da Terra, patrocinado pela UNESCO. Como parte do estudo, fez um inventário de fotos das mais belas paisagens do mundo, tiradas de helicópteros e balões de ar quente. O livro com este projeto, Earth from Above ( "La Terre vue du ciel" ) vendeu mais de 3 milhões de cópias e foi traduzido para 24 línguas.

Em 2000, o "Earth from Above" exposição gratuita foi criada em numerosos grandes cartazes nos portões dos Jardins du Luxembourg em Paris. Em seguida, ele viajou todo o mundo a partir de Lyon para Montreal, para 110 cidades e foi visitada por 120 milhões de pessoas.

Em 1 de julho de 2005, ele fundou a GoodPlanet organização ambiental internacional, e configurar o programa Action Carbone para compensar suas emissões de gases com efeito de estufa gerado pela própria transporta seu helicóptero.

Não quero falar mais nada, apesar, de mais campanhas sensacionais desse gênio. Quero que veja só Home, seu documentário.

Fonte:

http://www.yannarthusbertrand.org/

http:/en.wikipedia.org/wiki/Yann_Arthus-Bertrand



Primeira Parte (Youtube)



Veja o filme completo no Megavideo (click aqui)