Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz

Nasceu na cidade de Malága na Espanha em 25 de Outubro de 1881. Segundo próprio, nasceu morto quando a parteira dedicada atenção à mãe acamada. E só o médico, Don Salvador, o salvou de uma morte por asfixia soprando-lhe fumo de um charuto na face, fazendo o chorar. Filho de María Picasso y López, do qual pouco se conhece, porém, retratada em um de seus quadros e José Ruiz Blasco, pintor e desenhista.


Começou a se interessar pela arte aos sete de idade, época que desenhava a lápis e recebia orientações de seu pai, que foi seu primeiro professor e o introduziu no uso da pintura a óleo. O salário pequeno do pai como conservador de museu e professor de desenho assegurava o sustento da família.

Quando tinha 10 anos ofereceram a seu pai uma colocação com melhor remuneração no Instituto Eusébio da Guarda no norte do país, à hesitação sobrepôs-se a necessidade, e junto com a família parte para a La Coruña.

Conta-se que José Ruiz ficou especialmente impressionado nessa época, quando se deparou com uma pintura inacabada de Picasso sobre o esboço de um pombo que fizera e considerou que este já o superava em talento, com 13 anos de idade.

Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. Sua primeira obra, preservada, era um óleo sobre madeira, pintada aos oito anos, é chamada O Toureiro. Picasso conservou esse trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa. Anos mais tarde pintou outro quadro semelhante, A morte da mulher destacada e fútil. Picasso está zangado e rebelde. Este quadro é claramente uma expressão injuriosa da sua relação com a mulher.

A preocupação principal do pai com o pequeno Pablo era o seu aproveitamento escolar, mas nem por isso dispensou a oportunidade de fomentar o talento do filho. Desenhar foi desde cedo a forma mais adequada de Picasso se exprimir e, talvez por isso, secundário. Recusa claramente o ensino usual, e encarrega-se ele próprio da sua formação artística

Em 1895 a família mudou-se novamente, desta vez para Barcelona e Picasso se matriculou na Academia La Lonja. Nessa época foi exposta a primeira tela a óleo de sua autoria, em grandes dimensões (166 x 118 cm, Museu Picasso, Barcelona), denominada, "A Primeira Comunhão", de linhagem acadêmica, onde a modelo é Lola, sua irmã. Com catorze anos, Picasso conseguia superar as exigências de uma conceituada academia de arte.


Em 1897 seu pai decidiu que deveria investir seriamente na carreira de pintor e o enviou a Madrid. Matriculou-se na Academia São Fernando, mas aí não ficou muito tempo, para desgosto de seu pai. Picasso considerava as orientações da academia muito conservadoras para o que pretendia e a abandona.

Nessa passagem por Madri, adoeceu de escarlatina e tem recomendação médica de ir para um lugar mais calmo a fim de se recuperar. Assim, voltou a Barcelona e passou a freqüentar os cafés onde se reuniam os artistas locais e a ter uma consciência política através da ideologia anarquista e da observação da pobreza reinante nos bairros pobres da cidade.

Em 1900 viajou a Paris com o amigo e pintor Carlos Casagemas que conhecia das noitadas nos cafés de Barcelona. O motivo dessa viagem foi uma visita à Exposição Universal que exibia uma obra sua, chamada "Últimos Momentos". No fim de 1900 retornou a Barcelona, mas já sabe que não é na Espanha que quer viver. De 1901 a 1904 viaja da Espanha a França diversas até se fixar definitivamente em Paris.

Picasso começa a ter vida social intensa em Paris e a se relacionar com importantes nomes de outras áreas, além das artes plásticas, como o escritor Guillaume Apollinaire. Nessa época iniciou a sua amizade com Matisse que durará a vida inteira. Mas é em co-autoria com Georges Braque que a fase seguinte, a cubista, ganha relevância.

O cubismo consistia em representar pessoas e figuras em formatos de triângulos, cubos e quadrados e buscava a geometria dos motivos representados. Tudo se reduzia a formas geométricas. Picasso monta a imagem em facetas múltiplas e deforma a realidade tal qual a conhecemos, criando figuras que causam estranhamento, como a representação de um face, por exemplo, uma metade frontal e outra metade de lado. Tenta-se representar no plano uma figura em três dimensões. Tem-se a idéia que o objeto representado pode ser apreciado em todas as sua faces, e todos os ângulos, de frente, de lado, por cima e por baixo, causando uma sensação de volume na superfície plana.


Em 1936, durante a Guerra Civil Espanhola, aconteceu o bombardeio da cidade de Guernica, fato que horrorizou o mundo. Tocado pela indignação Picasso produziu a sua obra mais conhecida e divulgada até hoje, que simboliza a barbárie, o horror da guerra e a ira sentida por Picasso pela morte de inocentes, vítimas do bombardeio aéreo pela aviação nazista a pedido do ditador espanholGeneral Franco.

Até então, Picasso não era uma pessoa especialmente interessada em política (apesar do contato com o anarquismo de anos atrás), mas as atrocidades cometidas durante a Guerra Civil Espanhola mudaram a sua maneira de pensar e então passou a ser solidário com os republicanos que lutavam contra a ditadura franquista.

A consciência política adquirida por Picasso durante a vida até então, e o episódio de Guernica o transformou num militante político e durante a Segunda Guerra Mundial filiou-se ao Partido Comunista Francês. Com o final da guerra suas obras voltam a ter uma perspectiva otimista.

Considerado um dos maiores artistas do século 20, criou mais de 20.000 obras de arte utilizando variados meios de expressão, como as telas, cerâmicas, litografias, esculturas, murais, e em todas as técnicas que experimentou, deixou sua marca pessoal. Apesar de já ter enfrentado duas cirurgias - próstata e vesícula - e ter visão deficiente, trabalhou compulsivamente até a sua morte, ocorrida em 8 de abril 1973, em sua residência, em Mougins, na França, aos 91 anos de idade.

Diz-se que levou toda a sua vida a saber pintar como uma criança.







Fontes: